Grafia

[postlink]http://testecristianofarias.blogspot.com/2009/04/grafia.html[/postlink]Há uma controvérsia sobre a grafia correta da expressão. Alguns colorados, querendo destacar o nome do Internacional, preferem escrever GreNal ou Gre-Nal. Mas GreNal não faz sentido em qualquer regra de grafia, já que não existe maiúscula no interior da palavra.

A forma Gre-Nal reproduz a fórmula adotada por outros clássicos do futebol brasileiro, como Fla-Flu, San-São, Ba-Vi, etc. Mas a maiúscula na partícula "nal" não se justifica, por não se tratar da sílaba incial do nome do clube (InternacioNAL), ao contrário de FLUminense, SÃO Paulo ou BAhia. O mesmo raciocínio vale para o uso do hífen: se "nal" é uma terminação, é mais lógico que ela seja aglutinada à partícula inicial, sem hífen. Como no caso de outros clássicos brasileiros: Atletiba, Paratiba, etc.

Seguindo este raciocínio, a grafia mais recomendada é justamente Grenal, conforme as três edições do mais importante livro sobre o clássico: "A História dos grenais", de David Coimbra, Nico Noronha, Mário Marcos de Souza e Carlos André Moreira (edições de 1994, 2004 e 2009). Apesar de que a forma Gre-nal segue sendo utilizada por boa parte da imprensa.


0 comentários:

Postar um comentário